quinta-feira, 16 de junho de 2016

Está dificíl


Trabalhar?!
Não está fácil
Já tentei dar o melhor de mim
O que se passa é que sou pouco hábil
Por mais que eu tente tudo me corre mal
Da minha pessoa os patrões não estão afim
Me colocam as malas á porta, e por baixo deixam um postal:
Boa sorte e um bom natal!
E agora o que vai ser de mim?
Se eu digo que pondero desistir me dizem para insistir
Se eu cair então me dizem para me levantar e voltar a tentar
Mais uma vez
Voltei a dar o melhor de mim
Para conseguir um emprego fico á beira da porta ao relento
Acontece que eu não sou assim
O pouco que me restava não me servia de sustento
Corri em busca de trabalho
Bati em várias portas
Mas todas já se encontravam ocupadas
Então nas horas mortas
Eu vou para as obras
Mas é só para os fortes
Os chefes são maus como as cobras
Ali quem não têm caparro não têm lugar
Não tens estofo abandonas o barco
Tenho desejo de alugar um T2
Mas a vida não está fácil
Devo desistir ou continuar a lutar?
Será que devo maturar sobre a razão de não ser aceite?
Será que é por ter o azar a acompanhar?
Ou por ser um peixe que ninguém deseja amanhar?
Eu não escondo a vergonha
Perdi o pouco que tinha
Hoje todos os dias escondo a minha fronha por entre um naperon
Não acredito que cheguei ao ponto der ser um tonto sem desconto, por parte dos patrões ou mesmo dos vizinhos
Será que serei alguém digno neste universo
Onde nos locais de trabalho me vejo submerso numa fasquia que é alta
Farei falta á minha malta?
Eu só digo a todos
A todos os que desejam trabalhar 
Trabalhar não é coisa fácil
Lá não há lugar para falhar
Tu que desejas trabalhar deves ser forte e ágil
Se fores frágil mais vale não atrapalhar, quem necessita trabalhar para alimentar os filhos
Trabalhar não é pêra doce
Ou lutam pelo vosso posto ou acabou-se 
Os critérios para entrar são elevados
O ressalto é sempre admitido
Os batalhadores são sempre colocados de lado
O que vale é que ao homem dos sete ofícios vale o sacrifício
Constrói um edifício
Canta em locais de convívio
Pinta na rua sem esperar troco
Luta boxe em horário nocturno frente ao adversário
Toca fado nos bailes para tocar o coração dos que assistem
Como vêem é um homem atarefado
O que lhe vale é a garra que ele manifesta nos dias de trabalho, é um homem que presta serviço
Cumpre sempre
Claro que eu escorrego 
Não nego que o barato sai caro
Mas se perco o emprego vezes sem conta
De que serve voltar a tentar
Se volto a cair ao chão
Tenho bocas para alimentar
Por isso se por ventura me abrirem as portas irei me dedicar exclusivamente a esse meu futuro ganha
pão  

Nenhum comentário:

Postar um comentário