sábado, 18 de novembro de 2017

Há outros caminhos



Há outros caminhos
Esta é para os que dizem que todos os caminhos vão dar a Roma
Há outros caminhos
Chegou a hora de acordar do coma

Quando eu era pequenino perguntaram-me o que em grande eu queria ser
Ao contrário das outras crianças eu não sabia bem o que dizer
A meu ver, essa era uma pergunta inconveniente
O ser humano tem de estar sempre a estragar o bom ambiente
Porque não posso simplesmente viver o presente?
Vê-se mesmo que não fazem a mais pequena ideia de que eu sou um homem que nada sente
Se eu ao menos tivesse caído de pára-quedas
Eu conseguiria ter o mesmo pensamento que o dos meus colegas
De que nessa vida nem tudo é tão mau quanto parece
Lamento se sou incapaz de dar azo à liberdade
Mas é que eu tenho um fraco pela ansiedade
É por isso mesmo que a minha existência tem sido marcada por uma data de desistências
Porque eu acredito que a vida deve ser vivida de reticências

Há outros caminhos
Esta é para os que dizem que todos os caminhos vão dar a Roma
Há outros caminhos
Chegou a hora de acordar do coma

Os professores não entenderam que eu precisava de amadurecer
Eu não queria fazer uma declaração apenas por fazer
Em primeiro lugar eu tinha que experimentar
Para na volta acabar por esquentar
Vou para a natação com o objetivo de endireitar a coluna
Mas o meu coração afunda
Vou para a segurança máxima onde no simulador a única coisa que consigo é rezar o terço da nossa senhora de Fátima
Vou para o curso de línguas e humanidades para escapar das ciências exactas
De pensar que algum dia viria de malas e bagagens
É caso para dizer que eu devo estar a ter miragens
Tenho cá dentro um amor mal resolvido
Que me impede de ser bem-sucedido
Sonhar não custa nada
O meu sonho é tão real
Vou fazer-me à estrada
Tenho um ponto cardeal
Deram-me a opção de recepcionista de hotel
Opçãoque não podia se ter revelado mais amarga que o fel

Há outros caminhos
Esta é para os que dizem que todos os caminhos vão dar a Roma
Há outros caminhos
Chegou a hora de acordar do coma

O que importa é não nos darmos por vencidos
Ainda que os nossos inimigos peçam para que chova
Temos que mostrar que nascemos para sermos aquecidos
Que não há chuva que seja que nos demova

Logo no primeiro dia o meu desejo era de desaparecer
Engraçado que foi isso mesmo que acabou por acontecer
A professora queria que os alunos fizessem trabalhos de grupo
Como sabem não papo grupos
Quando me reconheço ameaçado eu sou bruto
Para não bater em ninguém decidi antes bater com a porta
Voltei à estaca zero
No centro qualifica vi a minha velha professora de geografia
Foi quando me veio à mente a imagem da minha péssima caligrafia
Mais um pouco e eu estava a viver tudo de novo
Estava a dar-se o renascimento de um estorvo
João Braga - Sou eu mesmo em pele, carne e osso
À semelhança do ano anterior fiquei assentado ao fundo
Bem como, sem quaisquer tipos de assuntos
Nos dias em que vou limpar chaminés tenho os pés bem assentes na terra
O medo venceu a batalha mas não é por isso que pode ganhar a guerra
Quando parecia que já nada havia apercebi-me que ainda tinha a escrita
É quando eu digo que não valho um pataco que ela me grita
Que ao mesmo tempo a escrita me dá chapadas para eu acordar para a vida
Isso era bom se eu tivesse comigo um pouco de ânimo
Desde que me conheço que nunca me achei um homem romântico
Porque sempre que eu fico feliz acontece qualquer coisa ruim
Por alguma razão se costuma dizer que aquilo que ninguém sabe ninguém estraga
Talvez seja essa a solução para me tornar num segundo Pedro Chagas Freitas
Desejo ir para além de frases feitas
Falar algo rápido mas certeiro que não levante suspeitas
Já lá vão uns tempos em que eu era um tipo às direitas
Se repararem bem eu escrevo com aquela mão que me dá mais jeito, a esquerda
Quem sabe se não é por isso mesmo que nos dias de hoje sou um homem feito, engoli muita perda

Há outros caminhos
Esta é para os que dizem que todos os caminhos vão dar a Roma
Há outros caminhos
Chegou a hora de acordar do coma

O essencial é não nos darmos por vencidos
Ainda que os nossos inimigos peçam para que chova
Temos que mostrar que nascemos para sermos aquecidos
Que não há chuva que seja que nos demova

Se formos por outros caminhos, podemos encontrar a saída
O importante é não desistirmos, tudo na vida tem uma razão de ser
Se cairmos, de seguida rirmo-nos
O que é para ser da gente, ninguém nos tira




Nenhum comentário:

Postar um comentário